Primeira parada croata: Rovinj

Rovinj está situada na Istria, região no noroeste da Croácia famosa pelas praias e pela culinária típica mediterrânea, marcada por frutos do mar, azeites e vinhos maravilhosos e as famosas trufas. Embora Pula seja a maior cidade, Rovinj é um centro turístico bem importante e um ótimo ponto de partida para explorar outras cidades da região. Existem algumas ilhas que podem ser visitadas em passeios de um dia, além de diversas cidades lindinhas e praias maravilhosas para todos os gostos. A região também está bem perto da Italia e existem barcos fazendo a travessia para Veneza a partir de Pula.

rovinj mapa

Passamos três noites e dois dias inteiros em Rovinj. No primeiro dia fomos numa praia bem famosa e badalada que ficava a menos de 1km do apartamento, a praia de Veštar. Como a maioria das praias dessa região, o acesso fica por dentro de um camping (não de barracas como os nossos, mas de trailers mega super hiper ultra equipados), o que garante uma boa estrutura pro local. Além de algumas lojinhas e mercado, tinha um parquinho infantil e chuveiro pra tirar o sal na saída da praia.

pequena na viagem croacia viagem dos sonhos rovinj veštar

A praia é muito linda e muito cheia, mas não chega a incomodar. O fundo do mar é de areia, mas fora isso é tudo pedrinha. Minha linda e brasileiríssima canga não adiantava de nada e tivemos rapidamente que correr pra comprar sapatinhos de borracha pra suportar aquela massagem constante nos pés. Olivia parecia nem ligar, mas compramos pra ela também.

O mar parece uma piscina de tão calmo e é bem rasinho, então dá para as crianças brincarem bem soltas. Compramos uma bóia redonda pra Olivia e ela amou. Além disso ficou lá brincando de catar pedrinhas e fazer sorvetes e bolos de areia e pedrinhas. E a gente relaxando no mar ou nas pedras (ui!) tranquilamente. Aliás a galera aqui não tem o menor medo de parecer cafona (como os cariocas) e todo mundo prima pelo conforto e pela diversão. Bóias de todos os tipos e com todas as funções são usadas por adultos e crianças, além de toda a parafernalha possível pra tornar o passeio mais barato e confortável. Bolsas térmicas com bebidas e sanduiches, cadeiras super high-tech de todas as formas, tapetinhos de yoga pro chão de pedregulhos, enfim, os europeus levam a casa pra praia. E estão certíssimos!

pequena na viagem croacia viagem dos sonhos rovinj veštar boia

Saímos da praia de decidimos almoçar no centro e dar uma passeada. O almoço estava delicioso, em um restaurante na frente do mar, onde comemos lula e uma salada de polvo. A lula grelhada dessa região é de comer chorando! Maravilhosa. E os restaurantes não são caros, em média 60 a 70 kunas (menos de 10 euros) o prato individual. E quase sempre eles fazem metade de qualquer prato para as crianças, é só pedir. Pra acompanhar como sempre uma cerveja local pra gente. Muito boas todas as que experimentamos.

pequena na viagem croacia viagem dos sonhos rovinj cidade olivia

Depois o passeio no centro, apesar da cidade ser lindíssima, foi um desastre. Estava um calor insuportável e parecia que cada hora esquentava mais. Já eram mais de 4 da tarde e não conseguíamos suportar de tanto calor. Decidimos passar no mercado e voltar pra casa. Mas imagino que o passeio na cidade em uma época menos quente ou de noite valha muito à pena. É um centro de casinhas de pedra na beira do mar, com ruazinhas sinuosas e bastante íngremes que levam à uma igrejinha no topo.

pequena na viagem croacia viagem dos sonhos rovinj vista da cidade

Anúncios

3 comentários em “Primeira parada croata: Rovinj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s