Krk e Split

Saímos cedo de Rovinj em direção ao sul, nosso destino final era a cidade Split. Como a viagem era longa (cerca de 5h30), decidimos dividí-la em duas paradas, fazendo cerca de 2 horas em cada trecho. A nossa primeira parada foi na ilha de KRK, mais precisamente na praia Baška. A viagem até lá foi a maior parte numa auto-estrada super boa (quase uma autobahn) com vários viadutos gigantescos e túneis de 5km. E uma paisagem bem linda pra coroar. Quando entramos na ilha a estrada piora um pouco, mas a paisagem natural faz você esquecer do cansaço da viagem.

pequena na viagem, croácia, Split, estrada

Da entrada da ilha até a praia são cerca de 30 minutos, ou seja, há um acrécimo de 1 hora no total da viagem. Mas a gente achou que valeu super a pena. Na verdade o que eu mudaria seria o destino final, ao invés de Split ficaria em Zadar, porque esta viagem até o fim foi bem cansativa.

Bom, chegando na praia, uma dica importante. A estrada que leva direto à praia chega num trecho que estava bem lotado e seria praticamente impossível estacionar. Decidimos pegar umas estradinhas bem pequenas e ir pro outro canto da praia, na extremidade direita olhando para o mar, e foi ótimo. A entrada pra praia é por um camping e conseguimos achar vaga relativamente fácil, bem do lado de fora do camping. Chegando lá, sentamos num restaurante que tinha mesinhas e cadeiras e não precisaríamos pagar, só o que consumíssemos.

A praia é maravilhosa e perfeita pra criança. Também de pedrinhas, ela é bem rasinha, com aquele mar esverdeado e cercada de montanhas lindas. Ficamos lá algumas horas e saímos bem a tempo de não pegarmos um chuvinha de verão.

pequena na viagem, croácia, KRK, Baška, praia olivia

De lá partimos para almoçar no caminho. Andamos mais 1 hora e meia mais ou menos e paramos num restaurante muito simpático, na beira do mar (e na beira da estrada). O restaurante chamado Bistrô Lucija, fica também na beira de uma praia, mas como estava chovendo a gente só almoçou mesmo. A comida estava ótima e o ambiente bem agradável. Olivia pôde brincar um pouco correndo pelo pier e vendo os barquinhos e depois seguimos viagem.

pequena na viagem, croácia, Bistrô Lucija, olivia

Chegamos em Split já quase 7 da noite e estávamos bem cansados, então fomos direto para o apartamento. Situado na cidade antiga, bem perto do porto, o apartamento era bem charmoso e bem pequeno. Esta parte de Split na verdade lembra muito as vielas das favelas cariocas, mas com as casinhas de pedras bem interessantes. Quase todas as casinhas tem um pequeno terraço (a laje!) e isso traz também um charme pro local.

pequena na viagem, croácia, Split

Split é a segunda maior cidade da Croácia, mas ainda sim guarda ares de cidade pequena. O centrinho antigo é bem charmoso e possui vários bares, cafés e restaurantes simpáticos. Do porto saem os principais ferries e catamarãs pras ilhas da região, como Brač e Hvar, nossos próximos destinos. A gente preferiu na verdade as cidades pequenas, especialmente porque estava muito calor para passear pela cidade. Mas talvez em outra época do ano Split seja um lugar bem bacana para reservar uns dias. Ali está um dos Patrimônios da Unesco, o Palácio de Diocleciano, e os vestígios de uma cidade medieval murada com quase 2 mil anos de história. Além do palácio, igrejas, templos e museus. Mas fica pra uma próxima viagem!

Anúncios

Um comentário em “Krk e Split

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s