Brač: nossa primeira ilha croata

Em Split pegamos o ferry para a ilha de Brač, um trajeto de aproximadamente 50 minutos mais o tempo de espera para entrar no barco (tente chegar no máximo meia hora antes). Mais dicas sobre o ferry veja nesse post aqui. A viagem de ferry é bem confortável, possui uma parte climatizada com ar condicionado, sofás, mesas e uma cafeteria, além uma parte superior apenas com cadeirinhas.

Assim como Split, Brač faz parte da região da Dalmácia Central. Com uma diversidade de paisagens e possibilidades de coisas para fazer, esta região é uma das mais procuradas pelos turistas. Diversas ilhas, praias de pedras e de areia, dois patrimônios da Unesco (Palácio de Diocleciano em Split e a cidade medieval Trogir), ruínas romanas, cidades de pedra e uma paisagem natural bastante diversificada. Não tem como não ter o que fazer, e é impossível esgotar tudo dessa região em apenas uma viagem. Mas vamos lá ao que conseguimos aproveitar nesta breve estadia.

pequena na viagem, croácia, Bol

Chegando em Brač fomos direto para a praia mais famosa do local, Zlatni Rat em Bol. A ilha é enorme e o trajeto entre o porto de Supetar e Bol dura quase 40 minutos em estradinhas cheias de abismos e paisagens estonteantes. Se você for cardíaco, melhor não arriscar, é tipo montanha russa! Mas o visual é lindo demais.

pequena na viagem, croácia, Bol

No caminho passamos por várias cidadezinhas de pedra muito lindas. Uma curiosidade é que daqui saíram as pedras usadas na Casa Branca (sim, em Washington).

Zlatni Rat vale a fama que tem, é realmente muito linda. Com uma faixa de areia (na verdade pedrinhas) em forma de triângulo avançando pelo mar cor de caribe fica difícil não se encantar. Mas também por ser tão famosa, estava bem lotada. Há muita estrutura na praia, com um bom restaurante, vários quiosques e aluguel de barracas e cadeiras (tudo um pouco caro). Acho que fora da alta temporada seja mais agradável, mas de qualquer forma nos divertimos bastante.

pequena na viagem, croácia, Bol

Almoçamos no restaurante da praia mesmo e a comida estava bem boa. Comi um risoto de camarão e o Renato e Olivia dividiram lula pra variar. De lá fomos pra casa que alugamos na cidadezinha de Bol. O apartamento fica no térreo da casa dos proprietários e é bem agradável. O casal foi muito simpático, e nos deu ovos, frutas e legumes de sua horta. Bol é bem lindinha, uma cidade praiana com casinhas de pedra.

pequena na viagem, croácia, Bol

No dia seguinte fomos à praia Lovrečina, do outro lado da ilha, no caminho para Supetar. Mas antes almoçamos no restaurante Punta em Supetar. O restaurante é muito agradável e possui um bom preço. Fica na beira do mar em uma praia onde há prática de uma variedade de esportes, como windsurf, jet sky, paraglading, mergulho, etc. O acesso ao restaurante é um pouco escondido, mas tem algumas placas na estrada. Tem que entrar por dentro do resort Svpetvr e ir descendo até a praia. Lá comemos pela primeira vez o čevapčič, um bolinho de carne maravilhoso! Olivia adorou!

pequena na viagem, croácia, BRAČ, Bol

De lá pra praia foram mais uns 15 minutos de carro passando por pequenas prainhas lindas no caminho. A praia Lovrečina fica também um pouco escondida, não tem nenhuma placa indicando a saída por uma estradinha minúscula e totalmente íngreme, único acesso à praia. Mas vale a pena. O lugar é lindo e apesar de ser bem isolado e não estar cheio, possui um quiosque/restaurante onde dá pra comer alguma coisinha se precisar. A praia é de areia, mas não aquela areia branquinha que estamos acostumados. É uma areia bem fininha e meio amarelada. Depois das praias de pedra que não sujam estávamos meio desacostumados a sair com o pé grudento de areia. Mas o visual é incrível e a areia é ótima pras crianças brincarem. Tem bastante sombra também, apesar da faixa de areia ser mínima.

pequena na viagem, croácia, BRAČ, Bol

No nosso último dia, fomos numa praia bem próxima à casa que estávamos, Martinica. A praia é de pedrinhas e possui uma água deliciosa, com a profundidade e temperaturas perfeitas. Há aluguel de cadeiras e barracas e um restaurante/ hotel bem do lado, onde almoçamos. Não é barato, mas estava bem gostoso.

pequena na viagem, croácia, BRAČ, Bol

A praia fica do lado de um mosteiro do século XV, possui o mar super calmo e chão de pedrinhas. A água é daquele azul incrível que já estamos ficando cansados (só que não!) e completamente limpa. O acesso é bem fácil e tem estacionamento gratuito logo antes do acesso à igreja. Dali andando são uns 10 metros apenas. Olivia se divertiu muito na água calminha e brincando com as pedrinhas. Logo na entrada tem um quiosque que aluga barraca e cadeiras, além de vender sorvete e bebidas.

pequena na viagem, croácia, Bol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s