Hvar: as praias mais lindas da Croácia

No dia seguinte, como estava muito calor, decidimos ir para a praia só depois do almoço e de manhã conhecer a cidade velha de Hvar. No caminho, passamos na frente da fortaleza, que fica bem no alto e tem uma vista maravilhosa da cidade. Não entramos, mas é um passeio que deve valer a pena.

IMG_2936

A cidade toda de pedra é lindíssima. Fica na beira do mar e tem um porto de onde chegam e partem barcos para as ilhas vizinhas. Ali também ficam estacionados iates luxuosíssimos, desses que parecem uma mansão de luxo.  A cidade velha não é muito grande, percorre-se toda facilmente a pé. Tem uma grande praça central com diversos bares e restaurantes, uma orla bastante agradável ao longo do porto, e diversas ruelas com escadarias onde você consegue se sentir em um outro tempo.

IMG_2966

Apesar de ser muito turística e estar muito calor, foi bem agradável passear pela cidade. Decidimos comer em um restaurante bastante tradicional chamado Konoba Menego e situado em uma dessas ruelas íngremes. O restaurante tem um clima medieval e é bem agradável. Sentamos numa varandinha na parte de cima e pedimos um suco de limão pra refrescar. O cardápio não tem muita variedade, mas havíamos escolhido este restaurante por ter comidas tipicamente croatas tradicionalmente preparadas. Há apenas um garçom, mas bastante atencioso. Ele trouxe uma sacola de brinquedos pra Olivia, o que foi suficiente pra distraí-la durante todo o almoço. Pedimos alguns pratos frios, por recomendação (quase uma imposição, na verdade) do garçom, que nos disse estar muito quente para comer carne. Vieram umas saladas com queijos e frios, peixe e frutos do mar bastante gostosas, mas nada espetacular. Pra Olivia pedimos um nhoque estava maravilhoso! Uma coisa que não curtimos muito é que não tem cerveja, apenas um vinho da casa, suco de limão e água. Mas a experiência como um todo valeu a pena. Acho que para jantar o restaurante deve ser mais gostoso.

IMG_2976

Depois do almoço, fomos para a praia Pokonji Dol, bem próxima do centro de Hvar. Foi uma das praias mais lindas que fomos, mas estava bastante cheia. De qualquer forma, as praias por mais cheias que estejam na Croácia não siginificam estresse, sempre achamos lugar pra estacionar, cadeira e barraca pra alugar e cada um ocupa seu espaço na boa. Pelo menos na época em que fomos estava assim (final de julho, início de agosto).

IMG_2979

A praia é de pedrinhas brancas e tem uma água inacreditável. O mar é super calmo e com uma temperatura perfeita. É bom ir com o sapatinho emborrachado, mas as pedras são mais lisinhas, então é possível andar sem o sapato. Na praia tem dois restaurantes e um quiosque onde a gente alugou as cadeiras e a barraca. Tudo bem confortável e com uma estrutura bacana. Havia muitos jovens, mas também famílias com crianças pequenas como nós. Uma clima bem agradável esteja você no clima de curtir ou de relaxar. Foi uma de nossas praias preferidas. Olivia nadou soltinha com sua bóia de peixinho feliz da vida.

IMG_2987

No dia seguinte fomos à uma praia mais distante de onde nos hospedamos, do outro lado da ilha, mais perto de Jelsa – Grebišće. Mas antes passamos em Jelsa para conhecer a cidade e almoçar e simplesmente adoramos a cidade. Linda como Hvar, mas sem aquele clima turístico e de milhares de iates e tal. Parecíamos ser os únicos turistas e pudemos observar uma vida tranquila e agradável que as pessoas parecem levar ali. Também possui um pequeno porto, onde chegam barcos de Bol e outras ilhas, mas numa escala muito menor do que Hvar ou Supetar. Paramos num parque bem bonitinho pra Olivia brincar e depois almoçamos em um restaurante ótimo. O restaurante fica perto do porto, tem uma vista bem agradável e um clima muito gostoso. Comemos lula e estava maravilhoso!

19935196198_41b46d4e5f_z

Depois seguimos para a praia Grebišće, uns 15 minutos de Jelsa. A praia fica dentro de um camping e estava bem mais vazia do que as outras que tínhamos ido. Era uma praia de areia, com mar muito calmo e água cristalina e super rasinha. A gente andava andava e a água não passava do joelho. No camping tem banheiro e um pequeno restaurante, onde dá pra comer alguma coisinha. Parece ser um lugar bacana de ir de trailer. Muitas famílias, parquinho pras crianças. Na volta pra casa Olivia desmaiou no carro de tanto que brincou!

20129096591_fa177645e9_z (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s