Madrid e Andaluzia

Esta viagem foi feita em janeiro de 2015, especialmente pra fugir do inverno berlinense! E deu certo. O inverno sul da Espanha é super ameno, os dias estavam lindos e a temperatura bastante agradável, em torno de 18 a 20 graus. Mesmo assim é sempre bom levar um casaco mais quentinho porque a temperatura pode cair de repente, especialmente à noite.

Viajamos 3 adultos e 1 criança de 2 anos e foi uma experiência excelente. A Espanha em geral é um país super kids friendly e existem diversas opções para entreter tanto os pequenos quanto os maiores. Fora isso a comida é deliciosa, as cidades são limpas e organizadas (não tanto quanto as alemãs, mas bem organizadas pros padrões brasileiros) e, pelo menos na Andaluzia, as pessoas são extremamente simpáticas.

andaluzia.jpg

 

A Andaluzia é uma região no sul da Espanha, famosa pela influência árabe em sua arquitetura, representada emblematicamente pela Alhambra, em Granada. A sobreposição de povos e histórias é muito viva nesta região, fazendo dela um lugar ainda mais curioso e interessante. Mesquitas e bairros inteiros com aspecto mouro convivem lado a lado com igrejas católicas, sinagogas e outros templos religiosos. É uma das regiões mais quentes da Europa e possui mais de 150km de praias numa região conhecida como Costa do Sol. Além da Costa do Sol (Málaga, Marbella), há também a Costa da Luz (Huelva e Cádiz), Costa Tropical (Granada e parte de Almería) e Costa de Almería.

16114587140_1b0f4f0ed2_z.jpg

Roteiro

Nosso roteiro teve que ser alterado no meio da viagem, pois minha mãe teve um problema de saúde. Por este motivo acabamos não conseguindo ir à Granada e visitar a Alhambra. Mas como eu já havia feito toda a pesquisa e as reservas, coloco aqui o roteiro original e mais à frente explico o que pesquisei na época.

. Madrid (2 dias)

. Madrid – Córdoba – Sevilha (trem)

. Sevilha (3 dias)

. Sevilha – Ronda – Marbella (carro)

. Marbella (3 dias)

. Marbella – Malaga – Granada (carro)

. Granada (2 dias)

. Granada – Madrid (trem)

Dicas gerais

  • Procure comprar as passagens de trem com antecedência. No site da empresa de trens espanhola Renfe existe a possibilidade de comprar online e há informações em inglês e espanhol. Com 3 meses de antecedência é quando consegue-se encontrar as passagens mais baratas. Crianças menores de até 4 anos não pagam passagem, mas tem direito a um assento. Existe a opção em alguns trens de pedir na hora da compra online a tarifa para 4 lugares com mesa, fica mais barato e além disso é a garantia de que todos se sentarão juntos e ainda terão aquela mesinha no meio que sempre ajuda.
  • O site da Renfe às vezes dá erro na hora de aceitar nosso cartão de crédito, então alguns trechos por algum motivo inexplicável não consegui comprar por ali. Se isso acontecer, você pode comprar pelo site Atrapalo ou pelo Raileurope (embora às vezes as tarifas do Raileurope sejam maiores).
  • Também aconselho alugar o carro antes, os preços online são muito mais baratos do que os adquiridos na hora. Aqui também quanto maior a antecedência maiores os descontos. Nós costumamos olhar no site da Autoeurope, que reúne várias locadoras, e depois olhar no site da locadora escolhida para ver se conseguimos um preço melhor.
  • Se possível reserve mais dias para Madrid. Acho que no mínimo 4. como nós já conhecíamos, não nos preocupamos em fazer passeios turísticos, mas é uma cidade incrível e que vale ser conhecida com calma.
  • Marbella foi a cidade que menos gostamos, acho que optaria por ir a alguma outra cidade da Rota dos Pueblos Blancos, por exemplo.
  • Nós nos hospedamos na maior parte das cidades em apartamentos do Airbnb e foram todos ótimos. Apenas em Madrid ficamos em hotel.
  • O carrinho de bebê foi bem importante pra gente nessa viagem. Como passávamos muito tempo passeando na rua, a Olivia podia dormir e nós continuávamos o passeio.
  • Para visitar a Alhambra é indispensável comprar o ticket antes. Meses antes. Nos posts a seguir explicarei melhor como funciona, mas se já quiser comprar acesse o site aqui.

15686892973_980c33f9e7_z.jpg

Quanto levar?

Considerando o nosso estilo de viagem e, neste caso, 3 adultos e 01 criança.

  • valor médio das hospedagens (para 3 adultos e 01 criança): entre 80 e 100 euros por dia em apartamento do Airbnb, e o mesmo valor por quarto em hotel.
  • passagens de trem: 250 euros no total (3 adultos e 3 trechos)
  • Aluguel carro: em média 30 euros a diária
  • gasolina: média 1,20 euros/litro
  • almoço em restaurante: em média 15 a 20 euros por pessoa.

O que comer?

Eu particularmente amo a comida na Espanha, então eu diria que deve-se experimentar de tudo. Os frutos do mar são maravilhosos, especialmente nas áreas mais próximas ao mar, como Marbella por exemplo. Os acompanhamentos em geral são com batata, que pode ser frita ou assada com bastante azeite. A Paella também é um prato típico imperdível, normalmente feita com frutos do mar variados.

Mas o que você vai mais encontrar pela Espanha são as Tapas, que nada mais são do que porções de comidinhas variadas. Pra brasileiro que está acostumado a comer prato com arroz, feijão, carne, salada, parece estranho. Mas na verdade é um hábito bem gostoso e te permite experimentar comidas variadas. Minha preferida eram as croquetas, sem dúvida alguma! Acabávamos sempre pedindo. As papas bravas são muito gostosas, mas se estiver com crianças peça para o molho vir separado, pois é super picante.

Acho que estas são as informações principais. Nos próximos posts falarei mais sobre cada lugar.

15690961753_1214520df4_z.jpg

Anúncios

2 comentários em “Madrid e Andaluzia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s