Berlin: onde comer?

Buscando restaurantes em Berlin, o que você menos vai encontrar são restaurantes de comida alemã. Tá, eles existem. Mas eles estão em minoria comparados à diversidade da gastronomia berlinense. Pra se ter uma ideia, os “pratos” tidos como típicos berlinenses são a curry wurst (ok, é salsicha e é alemão), o kebab (nada alemão!) e o hambúrguer (menos ainda!). Além destes, há diversos e maravilhosos restaurantes Thailandeses, Vietnamitas, Libaneses, Italianos e até um ou outro brasileiro.

Este post é uma mistura de lugares que descobri, dicas que recebi, pesquisas de internet. Não se pretende ser um guia dos melhores restaurantes de Berlin, apenas a nossa humilde opinião neste universo incrível de sabores, preços e estilos. Só coloquei aqui restaurantes que já fui e aprovei.

Ah, uma dica geral: leve dinheiro. Muitos destes restaurantes não aceitam cartão.

Comida Árabe

No Brasil colocamos tudo no mesmo saco: comida árabe. Mas em Berlin há os restaurantes libaneses, turcos, sírios, e cada qual com sua culinária específica. Não espere encontrar quibes e esfihas a torto e a direito, muitos dos pratos que comi aqui nunca tinha experimentado no Brasil. Seguem alguns dos nossos preferidos.

Já começo pelo melhor de todos. O Babel foi uma dica de um amigo que morou em Berlin e desde que conhecemos o restaurante e o prato Biriani nunca mais largamos! Levamos todos nossos amigos visitantes e até hoje a aprovação foi de 100%.

O restaurante libanês fica em Prenzlauerberg e é bem no estilo berlinense, simples, despojado e barato (embora recentemente tenham aumentado e colocado garçons). As mesas são meio apertadas e vivem cheias. Da entrada você vê o balcão aberto onde são preparadas as comidas. Tudo que sai dali parece maravilhoso. Mas nós nunca conseguimos pedir nada além do Biriani! Ai, o Biriani … como descrever. A melhor definição é: uma explosão de sabores. É um prato que leva arroz, legumes, folhas, carne ou frango e vários molhos deliciosos. Mas nenhuma descrição faz realmente jus ao prato. É imperdível! Como chegar: M1 Schwedterstr.

16825398272_0c209b91f8_z.jpg

O Maroush também é libanês e fica em Kreuzberg, perto da Kottbusser Tor. É um restaurante muito pequeno, tem apenas umas 4 mesas, e bem rústico. A comida é preparada também quase toda no balcão, que vive cheio de pessoas pedindo comida pra levar. Os sanduiches são maravilhosos e os pratos (Teller) também. E é super barato. Um prato custa em torno de 7 euros. Não tem garçom. Você pede no balcão, paga e busca depois. A decoração tem um clima meio Marrakech. Como chegar: U8/U12 Kotebusser Tor

Passando na Adalbertstraße você vai certamente se deparar com um império do Hasir. Tem o Hasir hamburgueria, Hasir restaurante, Hasir restaurante mais chique, tem pra todos os gostos. Nós normalmente vamos no Hasir Restaurant (não o chique). O ambiente é bem mais clean e contemporâneo do que o do Maroush por exemplo e os preços são bem mais salgados. Mas a comida é deliciosa e vale os 13 euros pagos por um prato individual. A carne de cordeiro deles pra mim é imbatível! Especialmente a grelhada. Normalmente vem acompanhada de legumes e pão. Vale a pena pedir o molho de iogurte pago à parte. Como chegar: U8/U12 Kotebusser Tor

Comida Asiática

Aqui também colocamos os asiáticos em muitas aspas. Berlin possui uma variedade enorme de restaurantes orientais e normalmente eles são bem específicos na sua culinária. Vietnamitas, Thailandeses, chineses, japoneses, tem pra todos os gostos.

O Umami é um restaurante de culinária indochina maravilhoso situado no bairro de Prenzlauerberg. Tem uma decoração despojada e bem bacana. Os pratos são em sua maioria servidos em potes ou em pequenos pratos retangulares e tudo o que provamos estava sensacional. Recomendo muito o BBQ Prawn, um prato de camarões grelhados com legumes e bata doce frita. Maravilhoso!!!!! Como chegar: M2 Knaasckstr.

Restaurante chinês que fica ao lado da embaixada chinesa, ou seja, mais típico impossível! Os garçons e cozinheiros são todos chineses (muitos mal falam alemão) e a comida é inacreditável! Tudo muito bom. Você pode ficar pedindo as entradinhas e degustar vários tipos de comida diferente, ou pedir os pratos. Como chegar: U8 Jannowitzbrücke.

Restaurante vietnamita em Mitte. Tem um estilo muito bacana e de noite fica bem cheio, então é melhor reservar ou chegar cedo. Os drinks e sucos são maravilhosos e recomendo muito o hamburguer de pão de arroz com manga e carne. Eu que não curto muito doce com salgado amei. Pra acompanhar recomendo a batata doce frita e a salada de papaya verde. Como chegar: U8 Weinmeisterstr.

Este japonês tem uma filial em Mitte e uma em Kreuzberg. Também lota, então chegue cedo. Além de algumas entradas, são servidas como prato principal sopas japonesas com carne ou frutos do mar, macarrão e legumes (existe opção vegana também). As sopas são incríveis! O esquema é despojado, mesa compartilhada e garçons muito simpáticos. Como chegar: U8/U12 Kotebusser Tor

24618391402_4408b39620_z.jpg

Considerado uns dos melhores Thailandeses de Berlin. E não desaponta. Tudo muito gostoso e atendimento impecável. O ambiente também é muito agradável. Como chegar: U8 Gneisenaustr.

Comida Alemã

Bom, nem de comidas exóticas é feito Berlin! Aqui vão os melhores restaurantes alemães que já fomos.

Restaurante tradicionalíssimo de comida alemã. Existe desde 1902 e é talvez o melhor restaurante alemão de Berlin (sem dúvida é o mais famoso). Só abre para jantar e recomendo muito que faça reserva antes, costuma estar lotado. os pratos não são os mais baratos, mas vale muito a pena se você quer comer uma comida realmente alemã. Vale muito a pena experimentar a cerveja da casa, a Kreuzberger Molle. Como chegar: U8 Moritzplatz.

Perto da Alexanderplatz, é a filial da tradicional e famosa cervejaria de Munique. Bom pra ir qualquer dia pra comer comida típica da Baviera e claro beber cerveja. Mas aos domingos de 10 às 15h rola um brunch com todo tipo de comida que você possa imaginar. Além das delícias da gastronomia alemã, rola um showzinho típico e pros pequenos tem uma área com brinquedos. É pra ficar horas mesmo. E depois voltar pra casa rolando. Como chegar: U8/U5 Alexanderplatz

12688213_1672197499726859_8156905304125697624_n.jpg

Em Kreuzberg. Recomendo muito pedir o Schnitzel com molho de cogumelos e bratkartoffeln (é o Schweineschnitzel Jäger Art, que normalmente vem com batatas fritas e eu peço pra trocar pela bratkartoffeln). Das 9h às 14h rola um brunch por 4,90 por pessoa. Não é nada comparado ao do Hofbräuhaus, mas é gostoso. Como chegar: U7/U8 Hermannplatz

23707949804_a25ede9761_z.jpg

Hamburgueria

Berlin possui milhares de hamburgueria espalhadas. E cada uma delas jura ser a melhor de Berlin. Bom, até hoje só tive boas experiências, mas seguem abaixo as minhas preferidas.

Em Kreuzberg. Pra mim é a melhor de todas. O lugar é pequeno é bem estiloso. Lota, então chegue cedo ou prepare-se pra esperar. Os atendentes em geral não são simpáticos e não vende bebida alcóolica (porque eles não tem banheiro!), mas vc pode comprar cerveja na lojinha do lado e levar de boa (foi inclusive recomendação do dono certa vez). Existem diversos tipos de hamburguer, inclusive veganos, e cada um é melhor e maior que o outro. As batatas doces fritas também são imperdíveis! Como chegar: U7/U8 Hermannplatz

16991940523_d4df8f9be9_z.jpg

Recentemente foi eleito a terceira melhor hamburgueria de Berlin e possui diversas filiais espalhadas pela cidade. Todas as lojas são bem pequenas, mas vivem cheias. Especialmente de clientes que compram e levam pra comer na rua ou em casa.

Mais berlinense impossível! Só possui mesas do lado de fora e dentro um atendente não muito simpático grita seu nome quando a comida fica pronta. O preço é muito bom e os hambúrgueres enormes e deliciosos. Como chegar: U7/U8 Hermannplatz

bbi-05_01.jpg
Fonte: http://www.berlinburgerinternational.de

 

Bom, estes são alguns bons restaurantes em Berlin, mas claro que esta incrível cidade possui ainda milhares de lugares que vale a pena conhecer. Aqui você encontra dicas de cafés e aqui de lugares para comer um bom brunch na cidade.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s