Tropical Islands: a ilha tropical no meio da Alemanha

Confesso que a ideia deste lugar me pareceu muito cafona. E provavelmente se eu não tivesse filhos jamais iria. Especialmente se morasse no Brasil. Mas hoje, vivendo num lugar que é inverno metade do ano, confesso que não é uma má ideia viajar uma hora e passar um dia inteiro de biquini numa “ilha tropical” com temperatura ambiente de 35º. Bom, vamos primeiro ao que é exatamente essa tal de Tropical Island. A 60km ao sul de Berlin, em uma antiga fábrica de zepelins, está este enorme complexo com praias artificiais, uma “floresta” artificial e até passeio de balão. Fica dentro de um enorme hangar com 360m de comprimento, 210m de largura e 107m (!) de altura.

csm_TI_MANGROOVE3_RGB_0a984336af.jpg
Fonte: http://www.tropical-island.de

É possível passar um dia ou se hospedar por um ou mais dias em quartos, tendas dentro do complexo ou no camping na área externa. Apesar de ter achado as tendas super charmosas, acho que um dia é suficiente pra curtir o local.

csm_TI_ACC_LODGE-ABENTEUER_LAGUNE-W9_RGB_80e3d2e613.jpg
Fonte: http://www.tropical-islands.de 

Com 10mil m2, a floresta tropical possui diversas espécies vegetais, inclusive palmeiras, e possui também alguns animais, como tartarugas e flamingos (!). Além da floresta, uma praia de areia branca, espreguiçadeiras e águas rasas e profundas ocupa grande parte do complexo. Na parte rasa há vários brinquedos para as crianças.

16179552084_78a591f664_z.jpg

Além desta praia, o chamado Tropical Waters possui uma lagoa artificial com uma pequena cascata e gruta, e um tobogã de 27 metros de altura. Ainda para os pequenos, há uma grande área de parquinho, com diversos brinquedos interessantes, inclusive uma pista de mini-carros.

16775914216_4862ecbf9b_z.jpg

Para os adultos e crianças maiores, existem quadras de esporte, mini-golf, e um passeio de balão (na verdade ele só sobe e desce) pago à parte. Além destas atrações, há sauna, spa e fitness center. No Spa você pode fazer uma série de tratamentos cosméticos e massagens, que podem ser agendado previamente pelo site e são cobrados à parte. Ah, e vale a pena lembrar que nas saunas aqui na Alemanha geralmente as pessoas ficam peladas ou apenas com uma toalha.

csm_TI_WATERSLIDE7_RGB__1__3bc91c1543.jpg
Fonte: http://www.tropical-islands.de

Há algumas opções de restaurantes e bares, mas a maior parte da comida é meio fast food (batata frita, nuggets, salsicha). Existem também restaurantes com comida asiática e de outros lugares do mundo, mas eu não experimentei, então não posso afirmar se são boas.

csm_TI_BORNEO-HOUSE3_RGB_d74c23f485.jpg
Fonte: http://www.tropical-islands.de

Uma curiosidade: não se espante se se deparar com pessoas trocando de roupa (totalmente peladas) no meio da “praia” ou da lagoa. Na verdade pessoas peladas na Alemanha não é algo nada difícil de se ver. Como falei um pouco aqui, existe uma cultura de naturismo bastante forte e além disso a relação dos alemães com a nudez é completamente diferente da dos brasileiros. Bom, pra ilustrar bem isso, logo que você chega no Tropical Islands você entra direto num enorme vestiário onde você deixa suas coisas e troca de roupa – ou seja, troca o figurino inverno polar pelo modelito verão tropical. O vestiário não possui cabines (com excessão de meia dúzia de cubículos que não vi sendo usados) e não possui diferença entre masculino e feminino. É tudo junto. Homem, mulher, criança, idoso. E todos trocam de roupa ali na frente de todo mundo. E ninguém vai ficar te olhando, portanto relaxa e se integre à cultura. Apesar disso, não vimos nenhuma pessoa praticando FKK (naturismo) no parque em si.

17327929748_c963f21779_z.jpg

Bom, finalizando com nossas impressões gerais. Eu não sairia do Brasil (um país realmente tropical!) para vir passar férias no inverno europeu e iria ao Tropical Islands fingir que estava na natureza e no calor. Mas, na verdade, pra gente que mora aqui no frio polar e ainda mais com crianças é um passeio muito bacana. As crianças se divertem muito e nós também. É um passeio “de gringo”, meio cafona, mas muito muito divertido. Certamente voltaremos outras vezes!

Ah, informações práticas:

  • Preços: o ticket do dia custa 36 euros por aulto (criança até 5 não paga), se quiser incluir sauna fica 44 euros. Existem também pacotes e outras opções de extras além das mencionadas no post. Você ver todas as informações aqui.
  • Horários: O Tropical Islands funciona 24h por dia e 365 dias por ano. Só fecha no natal, do dia 23 às 22h até o dia 25 às 9h. Visitantes com o ticket do dia não tem acesso ao parque de 0h às 6h.
  • Como chegar: de carro é só seguir sul pela A13, a viagem dura aproximadamente 1 hora. O trem regional RE 2 também faz o trajeto saindo da Hauptbanhof em Berlin e chegando na estação Brand (Niederlausitz). De Brand sai um ônibus gratuito direto para o Tropical Islands em horários coordenados com os do trem. Você pode ver os horários do trem e comprar o ticket aqui ou aqui.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s