Voando de Low Cost na Europa

Viajar de avião muitas vezes é uma opção bastante barata e prática hoje em dia. Com o crescimento das empresas low costs é possível encontrar passagens a preços menores do que os de trem ou ônibus. É possível achar preços surreais como 14 euros Berlin – Londres já com taxas. O mais comum dentro da Europa é em torno de 30 a 40 euros por trecho. Mas para conseguir estes preços é importante pesquisar e buscar com antecedência. Caso você tenha flexibilidade de datas e destinos, é mais fácil ainda achar uma boa promoção. Mas atenção, nem sempre viajar de avião é a melhor opção. Lembre-se que mesmo que a viagem seja curta, os aeroportos normalmente são distantes do centro o que significa tempo de deslocamento e às vezes altos gastos com taxi ou transfer. Além disso os procedimentos nos aeroportos são muito demorados, você tem que chegar 2 horas antes, podem haver atrasos e mesmo que tudo corra bem, na chegada sempre demora-se mais um tempo até sair da aeronave e do aeroporto. Numa viagem de 1h30, por exemplo, você pode considerar que gastará de 5 a 6 horas pelo menos da sua casa até o destino final. Dependendo da distância pode ser mais prático ir de carro ou trem. Nesse post aqui falei sobre as vantagens de cada meio de transporte na Europa e neste aqui tem dicas gerais de como economizar numa viagem pro velho continente.

Bom, mas viajar de low cost pode sim ser uma ótima opção. Abaixo eu dou algumas dicas e descrevo a minha experiência em algumas cias.

viajar.jpg

Dicas Gerais

  • Pesquise em sites que comparam os preços de diversas cias, como o Skyscanner, e depois vá diretamente no site da cia aérea e veja se há alguma outra promoção.
  • Quando vale a pena escolher uma low cost? Em viagens curtas e em que você não precise levar bagagem despachada. Abaixo explico melhor.
  • Leia muito atentamente as regras da cia escolhida, especialmente com relação às bagagens. A maioria das low cost cobra taxas altíssimas para bagagem despachada, e são muito rigorosos nas medidas da bagagem de mão permitida. As medidas e quantidade variam de empresa pra empresa, então é importante verificar antes de comprar a passagem.
  • Reforçando o item anterior: confira o tamanho da sua bagagem e não leve bagagem com nem um cm a mais. Rodinhas e alças contam nas medidas máximas. Normalmente há uma caixa próximo ao embarque e ao check in onde você pode verificar se sua bagagem está dentro dos padrões. O funcionário da cia pode pedir pra vc colocar sua bagagem ali e se não couber vai pro porão pagando uma taxa muitas vezes até maior do que o valor da passagem.
  • Se tiver que despachar bagagem de qualquer jeito, faça o pedido antes da data do embarque pela internet. Normalmente na hora da compra já aparece essa opção, os valores costumam ser metade do preço de pagar a bagagem na hora do check in.
  • Se você usar muito low cost, pode valer a pena fazer um Cartão de fidelidade da empresa, com ele você consegue alguns benefícios, como mais uma bagagem de mão, ou dimensões um pouco maiores para sua bagagem.
  • Com raríssimas exceções, TUDO é cobrado à parte nos voos low cost. Não tem barrinha de cereal, água, nada grátis. E é aí que eles ganham dinheiro. Cobram comida, bebida, fone de ouvido, revista, tudo. Então vale a pena levar um lanchinho e sua própria bebida (comprada depois do Raio X, claro), porque dentro do avião é mais caro.
  • Faça check in antes pela internet. Normalmente as cias liberam o check in gratuito 24h antes do voo e neste momento você pode reservar seu assento. Poucas pessoas pagam pela reserva antecipada do assento, então se você fizer o check in 24h há grandes chances de conseguir bons assentos sem pagar a mais por isso.
  • Prepare-se para poltronas super apertadas. Por serem muito baratas, em geral as empresas entulham o máximo de poltronas que conseguem, então o espaço é mínimo mesmo.
  • Compre com antecedência. Os preços das low costs costumam ser muito bons com antecedência, próximo à data da viagem tendem a ficar próximos das cias comuns.
  • Nunca chegue atrasado. As passagens promocionais de low cost são quase sempre não-reembolsáveis, ou seja, vc perde a passagem e se for comprar outra na hora ainda vai morrer numa grana preta!
  • Lembrando que carrinho de bebê não conta como bagagem e não é cobrado (pelo menos por enquanto) em nenhuma cia aérea.

Agora um pouco da nossa experiência em alguns voos low cost.

Ryan Air

Apesar de ser adepta de low costs há muitos anos, nunca havia viajado de Ryan Air, uma das maiores empresas de aviação Low Cost do mundo – e aquela que queria colocar os passageiros viajando em pé há uns anos atrás.

Pegamos um voo de Berlin a Malta e de forma geral foi bem ok.

O voo atrasou 1 hora, mas isso tem sido bastante comum em cias low cost e regulares, então não chegou a ser um problema. Aproveitamos pra tomar uma cerveja no Biergarten do Schonefeld e dar algo pra Olivia comer.

Como toda cia low cost, bagagens despachadas são cobradas e muitas vezes custam mais caro do que a passagem, então certifique-se de que sua bagagem de mão está dentro dos padrões da cia. Cada uma tem sua política e eles são muito rigorosos com as medidas das bagagens de mão nos voos low cost. No caso da Ryan Air são 2 bagagens de mão por pessoa, sendo uma maior (tamanho de uma mala pequena) e outra uma bolsa mesmo.

O conforto dentro da aeronave deixa um pouco a desejar. As poltronas não reclinam nem 1 cm, não há aquela bolsa atrás da cadeira para colocar revistas, etc. As cores também me irritaram um pouco. O interior é um azul escuro e um amarelo ovo nada relaxante. Além disso as luzes ficaram acesas o tempo todo, embora o voo tivesse saído quase 10h da noite.

Fora isso o voo foi bem tranquilo, o avião é aparentemente novo e os comissários de bordo e piloto extremamente simpáticos.

Como em todas as low cost, tudo é vendido. Água, café, snacks, paga-se caro por absolutamente tudo. Então a melhor coisa a fazer é comprar antes de embarcar (no aeroporto também é caro, mas menos caro do que no avião). Se você estiver viajando com crianças pode levar comida e bebida para eles mesmo antes do controle de segurança. Então traga de casa ou passe no mercado.

Norwegian

Disparado a minha preferida até agora. É a principal cia low cost da Escandinávia e ganhou diversos prêmios nos últimos anos.

Começo pelo melhor: wifi gratuito durante todo o voo. Fizemos uma viagem super curta entre Berlin e Estocolmo, que durou 1h30, e mesmo assim pudemos usar o wifi durante todo o voo (eles desligam no pouso e na decolagem). Ótimo pra quem é viciado em celular e especialmente pra colocar video pras crianças. Não é a internet mais rápida do mundo, mas quebra o galho.

Além disso as aeronaves são super novas e bem confortáveis. Os bancos são daqueles mais fininhos e reclinam um pouco.

É possível levar uma bagagem de mão e uma bolsa feminina ou para computador. O peso e tamanho dependem do tipo de passagem que você comprar, então confira sempre no bilhete.

Easy Jet

Voamos pela Easy Jet para Espanha duas vezes e gostamos. Os procedimentos de check in são bem práticos, basta você baixar o ticket para celular e mostrar na hora, sem precisar imprimir ou passar no balcão de check in (caso tenha feito check in oline e não tenha bagagens pra despachar).

A Easy Jet possui voos pra Europa toda e é a que possui normalmente os melhores preços das low costs que encontramos. O avião é bem confortável e novo, os atendentes falam sempre um ótimo inglês e são atenciosos. Mas acho que foi a cia mais cricri com as bagagens. Vi muitas pessoas sendo barradas e tendo que despachar a bagagem já quase entrando no avião. Na Easy Jet é permitida apenas uma bagagem de mão com as dimensões máximas de 56 x 45 x 25 cm.

avião.jpg

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s