De Berlin à Copenhagen de carro

Copenhagen já estava nos nossos planos há tempos. Como arquitetos não poderíamos deixar de visitar a terra do BIG e do Jan Gehl. Contaremos nesse post como foram nossos 4 dias nessa cidade incrível e os lugares por onde passamos até chegar por lá.

igreja copenhagen.JPG
Kastelet

Dicas Gerais

  • Dinamarca faz parte da União Européia, porém a moeda ainda não é o euro e sim a coroa dinamarquesa. Alguns lugares aceitam euro, como o pedágio e alguns restaurantes, mas é bom trocar dinheiro assim que possível. A maioria dos lugares que fomos aceita cartão de crédito, então também é uma opção.
  • O site oficial de turismo na Dinamarca tem uma versão em português e tem muita informação bacana sobre o país. Vale muito a pena visitar na hora de planejar sua viagem.
  • Dinamarquês é impossível! Mas quase todo mundo fala inglês, especialmente em Copenhagen.
  • Se for de carro preste atenção nas placas de estacionamento. Cada área da cidade possui um valor diferenciado e em alguns lugares você só pode parar por meia hora ou duas horas, depende do que está na placa. Você verá em todos os carros aquele cartãozinho que marca a hora que o carro estacionou. Para pagar o estacionamento existem as máquinas na rua ou em algumas lojas de conveniência. Basta digitar a placa do carro, não é necessário colocar papel no vidro do carro. pela placa eles verificam se o carro pagou ou não.

Como Chegar

Há voos para Copenhagen de diversas cidades na Europa (se não me engano não há voo direto do Brasil). Além disso pode-se chegar de trem, ônibus, carro ou barco. Falarei mais especificamente das opções a partir de Berlin, de onde saímos.

A viagem de trem de Berlin à Copenhagen dura cerca de 7h e é necessário trocar de trem ao menos uma vez. As passagens mais baratas giram em torno de 100 euros por pessoa na segunda classe. O interessante é que o trem entra dentro do Ferry! Procure por passagens no site da Deutsche Bahn.

É possível ir de ônibus. A viagem dura cerca de 8h e a passagem custa em torno de 40 euros. Aqui neste site você pode encontrar passagens de ônibus de diversas empresas.

Nós optamos por ir de carro. De carro existem basicamente 3 caminhos a partir de Berlin. O mais rápido (e caro) é seguir até Rostock e pegar o Ferry para cruzar o Mar Báltico e de lá seguir viagem até Copenhagen. A viagem de barco dura cerca de 2h e o preço para 3 adultos, 1 criança e 1 carro fica em torno de 250 euros ida e volta. O tempo total de viagem é de 6h30 sem paradas.

O segundo caminho também pega um ferry, porém o trajeto é mais curto e um pouco mais barato. Pega-se o Ferry na cidade de Puttgarden indo até Rødby num trajeto de 45min. O preço é em torno de 180 euros pra 3 adultos e 1 criança em um carro normal ida e volta.  O tempo total fica em torno de 7h.

Nós optamos por seguir apenas por terra, num trajeto maior, mas que sairia mais barato e ainda poderíamos parar em algumas cidades no caminho. O tempo total descontando as paradas é de cerca de 8h, em estradas muito boas passando por paisagens bem bacanas. Mas confesso que é bem cansativo. A viagem de Ferry deve ser bem mais tranquila.

Neste site podem ver os horários e preços dos ferries. Sugiro pra quem for de carro app maps.me que nos salva sempre que viajamos de carro. Mas lembre-se de baixar todos os mapas da Alemanha e o da Dinamarca.

Onde se hospedar

Copenhagen possui um ótimo transporte público, então é possível hospedar-se em qualquer lugar e estar rapidamente no centro ou nos principais pontos turísticos.

Os bairros mais bacanas pra se hospedar no entanto são Vesterbro e Frederiksberg. Vesterbro é a área mais boêmia, com vários bares e restaurantes bacanas. Frederiksberg é mais residencial, e por isso bastante tranquila.

Nós ficamos num apartamento do Airbnb muito bacana situado em Frederiksberg bem perto dos 7 lagos. Dava para ir andando até o centro, numa caminhada bem agradável de uns 20 minutos. Há também transporte público na porta.

Quantos dias ficar

Ficamos no total 3 dias inteiros em Copenhagen (sendo que no último passamos uma manhã em Malmo, na Suécia). Foram dias intensos, mas que deu pra visitar quase tudo que havíamos planejado. Acredito que 4 dias teriam sido mais confortáveis, então se puder ficar 4 dias recomendo.

arco iris copenhagen.JPG

O que comer

De forma geral comemos bastante bem na Dinamarca. Há bons pratos tanto de peixe e frutos do mar quanto de carnes. Há também excelentes restaurantes asiáticos, como o vietnamita Lê Lê.

É bacana ir também na área de Kødbyen em Vesterbro de noite. É uma antiga área de açougues que atualmente possui vários restaurantes legais.

Se você curte gastronomia contemporânea vale a pena olhar no site oficial da cidade onde há uma lista dos melhores restaurantes da nova gastronomia dinamarquesa.

De sobremesa vale a pena comer as versões dinamarquesas da Nhá Benta. Lá chama-se Flødeboller.

lagosta copenhagen.JPG
Lagosta no Toldboden

Daqui pra onde

Fizemos alguns passeios de bate e volta que explicarei melhor nos próximos posts, mas abaixo segue uma lista de lugares que fomos e outros que gostaríamos de ir:

  • Malmo – cidade sueca que fica a 40min de Copenhagen de carro ou trem. Para chegar lá cruza-se uma ponte que “mergulha” no mar. É bem interessante.
  • Helsingør – a meia hora ao norte de Copenhagen. Lá fica o Castelo Kronborg, conhecido como Castelo de Hamlet.
  • Hillerød – a 20 minutos ao norte de Copenhagen. Lá fica um dos dois maiores castelos da Dinamarca, o Frederiksborg ( o outro é o Kronborg)
  • Museu Louisiana – museu de arte moderno e um dos principais exemplares da arquitetura modernista dinamarquesa. A meia hora de Copenhagen no caminho para Kronborg.
  • Møns Klint – um lugar incrível com penhascos de cascalho no mar báltico. Fica a 2h de carro de Copenhagen. Pode ser um bate e volta ou melhor ainda no caminho para o Ferry, já que fica no sudeste da Dinamarca.
  • Museu Viking Roskilde – museu dos barcos Vikings a meia hora de Copenhagen. Todos os dias entre maio e setembro é possível fazer um passeio em um autêntico barco Viking por Roskilde Fjord. Além disso há muito sobre a história dos Vikings e diversas outras atrações.
kronborg.JPG
Kronborg

 

Anúncios

3 comentários em “De Berlin à Copenhagen de carro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s