Arredores de Copenhagen: um passeio arquitetônico e o Castelo de Hamlet

Se quiser saber o que fizemos nos outros dias em Copenhagen veja este post, e aqui dicas e informações gerais sobre essa viagem.

Dia 3

De manhã fomos em direção ao bairro de Ørestad, um bairro periférico de Copenhagen onde há várias novas construções e onde estão situados dois edifícios projetos pelo BIG . Pra quem não é arquiteto não conhece, BIG é um dos principais escritórios de arquitetura da atualidade e faz projetos incríveis no mundo todo. Nosso objetivo era o visitar o House 8 e o Montanha, mas só conseguimos ir no primeiro.

house 8 copenhagen.jpg

O formato em 8 do edifício só é percebido se visto de cima, do nível do pedestre no entanto é possível observar o teto verde inclinado, criado pra diminuir a ilha de calor da região (tá, calor na Dinamarca, sei! hehe. Mas existe sim, especialmente no verão quando os dias possuem cerca de 20 horas de duração) e os apartamentos em desníveis aproveitando o melhor da enrolação, ventilação e da vista incrível do parque que fica logo em frente. O pátio interno também é super interessante e possui áreas verdes e espaços comunitários, como uma espécie de creche, etc. Aliás, os apartamentos do térreo era prioritariamente para comércio e serviços, e as residências foram pensadas pros andares superiores em apartamentos de diferentes tamanhos para acomodar vários formatos de famílias.

house 8.jpg

Apesar de ser um ícone da arquitetura contemporânea e visita quase obrigatória pra arquitetos, vale muito a pena também pra quem não é arquiteto. Pra começar o local onde está instalado é lindíssimo. Possui um lago com patinhos, uma área verde super bacana, uma simulação de um antigo barco Viking onde as crianças adoram brincar. Toda a área é muito linda, tanto a parte construída (não apenas o House 8, todos os edifícios são incríveis), quando o paisagismo, as áreas verdes. É possível entrar no House 8 para visitar seu pátio interno super bacana e sair do outro lado, onde se tem a vista mais famosa dos telhados verdes inclinados. Ali bem na quina, na beira da água, tem um restaurante e é possível subir no terraço com uma vista linda do prédio e do entorno.

barco viking.jpg

De lá seguimos viagem para a cidade de Mälmo, na Suécia. A cidade está há apenas 30 a 40 minutos dali e a viagem pode ser feita de carro ou de trem. Para chegar lá cruza-se uma ponte divertida. No meio do esterito de Øresund a ponte merguilha embaixo d’água. De carro não dá pra perceber muito, mas é interessante passar por um túnel no meio do mar.

20050319-Peberholm.jpg
Fonte: wikipedia

De trem pode- se saltar na Estação Central de Mälmo. Como estávamos de carro, fomos até as proximidades do bairro sustentável Bo01 e passeamos por ali. Mälmo é uma cidade na beira do mar e – apesar do frio que deve ser a maior parte do ano – tem um clima meio praiano. A costa é bem bonita e a arquitetura espetacular. Além do Bo01 (que falarei mais a seguir), há a Torre Torso, projeto de Santiago Calatrava, e todos os edifícios da região são extremamente interessantes. Perto da Torre Torso, há um parquinho infantil incrível, onde Olivia brincou bastante.

parquinho malmo.jpg

Bo01 foi um projeto realizado em uma antiga área industrial onde o solo era poluído. Faz parte de um enorme projeto de revitalização da região e é considerado um bairro sustentável. A energia utilizada no bairro é 100% renovável, além disso os materiais usados na construção, telhados verdes, captação de água da chuva, um sistema de drenagem de águas esteticamente agradável e outros aspectos relativos à sustentabilidade foram utilizados neste projeto.

bo01 malmo.jpg

Almoçamos num restaurante na beira da praia, chamado Riannas by the Sea, e fizemos uma das refeições mais deliciosas da viagem. Pedi carne e peixe e ambos estavam deliciosos. Os acompanhamentos, molhos, tudo estava divino. Depois fomos tomar um sorvete e seguimos de volta para Dinamarca, onde seguimos para o Castelo de Hamlet.

restaurangte malmo.jpg

Ainda tomamos um sorvete na beira da praia e depois voltamos à Dinamarca, mas ao invés de irmos para Copenhagen decidimos seguir para o norte da ilha e visitar um dos maiores castelos do país. O castelo de Kronborgna cidade de Helsingør, é conhecido como o castelo de Hamlet. Este verão há vários eventos comemorativos dos 400 anos de morte de Shakespeare no castelo, confira a programação no site.

kronborg castelo de hamlet.jpg

O castelo é lindíssimo e toda a região onde está situado é incrível. Na beira do mar, com um passeio panorâmico no entorno. É realmente um lugar muito especial e recomendo muito a visita. O castelo é um dos mais bem preservados do Renascimento e é Patrimônio da Unesco desde 2000.

E com este maravilhoso passeio encerramos nossa passagem por Copenhagen e arredores. No dia seguinte de manhã voltamos rumo à Berlin, mas com algumas paradas bem bacanas. No próximo post falarei um pouco sobre a nossa volta.

28455975013_98197239ee_k.jpg

Informações importantes:

  • Há controle de fronteira quando entramos na Suécia. Na volta não teve, mas na ida pediram passaporte e tudo. Super tranquilo, mas não dá pra bobear e esquecer o passaporte em casa.
  • A moeda na Suécia é a coroa sueca, mas em Mälmo em muitos lugares aceitam euro e coroa dinamarquesa. Então nós não trocamos dinheiro. Porém para pagar o estacionamento precisamos de moedas suecas. Fomos num café, pagamos em euro e o troco foi dado em coroa sueca. Problema resolvido!
  • As visitas ao interior do House 8 só podem ser feitas de segunda à sexta de 10h às 16h, para evitar transtornos aos moradores.

 

 

Anúncios

Um comentário em “Arredores de Copenhagen: um passeio arquitetônico e o Castelo de Hamlet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s